quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Adaptação

As mudanças climáticas são evidentes e estão em uma constante já previsivel por qualquer instituto de pesquisas meteorologicas, seja pela estação do ano , e atualmente em Sao Paulo até pelos horários dos temporais.
Os avisos são constantes e o planejamento de ações que levarão 10 anos para surtirem efeito também.
O que as empresas estão fazendo internamente para adaptarem-se a esta nova situação.?

Especialistas soltam o alerta:
" Essas são algumas das observações feitas pelo pesquisador Carlos Afonso Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para o jornal Tribuna Impressa"
APJ - O senhor diz que, antes de se adaptarem ao aquecimento global, as cidades devem se adaptar ao clima atual. Por quê?
Carlos Nobre
- Posso dar o exemplo de Itajaí (SC).  Depois de sofrer imensamente inundações, em 1983, ela fez um plano de adaptação, todo um sistema que prevê uma possível inundação com seis, oito, doze horas de antecedência. Aí a população sabe antes para onde ir, os serviços continuam a funcionar, as escolas funcionam em outros locais. A cidade se preparou, já está adaptada às inundações do Vale do Itajaí. Se o clima ficar com extremos mais comuns, a adaptação a essas mudanças tornará tudo muito mais fácil.

O senhor cita, em contrapartida, cidades que não se adaptaram ao clima.
Carlos Nobre
- Em grandes cidades e metrópoles do País as populações não conseguiram ainda se adaptar às chuvas intensas. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, todo ano há uma amostra da dificuldade em se adaptar ao clima atual. Nessas cidades vai ser muito mais difícil quando o clima começar a mudar, e as chuvas de verão começarem a se tornar mais intensas e freqüentes. A lição de casa é se adaptar aos extremos de hoje.

 --

Em países onde o clima tem momentos insuportaveis, como no orinete médio, a tarde as pessoas estão em casa descansando e quando o a temperatura fica mais amena voltam a abrir seus comércios.

Porque em São Paulo com chuvas durante um mês todas as tardes, as pessoas trabalham a tarde? 
Estes profissionais estão tranquilos em seu trabalho sabendo que suas casas ou de perentes podem estar necessitando de algum cuidado?
Porque não alterar os horários de trabalho , como exemplo de 6 as 14 hs, para que assim , evite-se que seus funcionários submetam-se a riscos calculados e previstos.
Nossas empresas preocupam-se com a tecnologia de ponta na produção e produtividade e esquecem-se como usá-las na preservação de seus colaboradores.

Informações no seu e-mail

Escreva seu e-mail:

by FeedBurner

Pesquisa personalizada